CEDEHA CEDEHA
Facebook Facebook LinkEdin

Siga-nos em nossa rede no Facebook

LEITURAS

PERGUNTAS X RESPOSTAS DA EMPREGABILIDADE

24/11/2017




Equipe Cedeha responde perguntas feitas por profissionais diante do mercado de trabalho. Serão apresentadas perguntas com as respectivas respostas, gradativamente, podendo se tornar valioso guia para você. Acompanhe todos os textos no site www.cedeha.com.br/leituras e também na página do Cedeha, no Facebook https://www.facebook.com/cedehaonline/.

 

Conheça a equipe Cedeha: Maria Elisabeth Mattedi (a Beth), sócia e coordenadora dos processos de Recrutamento e Seleção; Ivone Karsten, sócia e responsável pelos processos administrativos da empresa e atividades de desenvolvimento de pessoas através de análise de perfil/potencial e de cursos online via site www.cedehaonline.com.br; Vinicius Poerschke de Almeida, Psicólogo prestador de serviços em atividades de Recrutamento, Seleção, Análise de Perfil.  

PERGUNTA 1:  Estou desempregado (a) há tempo e não consigo voltar ao mercado, o que posso fazer?

Beth orienta a “fazer seu cadastro em sites de empresas especializadas em Recrutamento. Ainda cita que convém se cadastrar nos sites das empresas, e, se for entregar seu currículo, de preferência o faça pessoalmente”. Beth Aconselha ainda, a “optar pelo contato com empresas que poderão atender aos seus interesses profissionais, assim, analisar empresas de todos os portes e segmentos poderá facilitar a encontrar aí, a oportunidade que deseja e precisa”.

Pode ser que você faça isso e ainda assim esteja complicado voltar ao mercado de trabalho, nesse caso, conforme cita Vinicius, “é importante buscar o entendimento dos motivos que estão levando você a encontrar dificuldades de recolocação no âmbito profissional”.  Talvez seja hora de ampliar seu autoconhecimento. Conforme cita Ivone, “em momentos de dificuldade ou não, é muito oportuno se submeter a uma análise de perfil presencial ou via ferramenta online de orientação profissional. Quando você tem um maior conhecimento sobre si, sobre suas capacidades, competências e possibilidades, percebe como direcionar a sua busca por vagas e pode, além disso, encontrar meios alternativos de empregabilidade ou empreendedorismo”.

Vinicius acrescenta ainda que “diante da busca de oportunidade profissional deve manter a calma e controlar a ansiedade. Isso é algo fundamental neste momento, pois, sabemos que estas emoções poderão influenciar no seu desempenho, durante algum processo seletivo. É hora de revisar seu currículo, no caso, analisar se o mesmo está claro e objetivo aos olhos do recrutador, bem como se você está no caminho correto ao expressar seus interesses e desejos profissionais. Ao escolher os locais (empresas) para entregar o seu currículo, você terá maior possibilidade de expor seus desejos/interesses, o que é, certamente, um diferencial”. 

Finalizando, Ivone lembra que o mercado de trabalho mudou muito nos últimos anos e continuará mudando, assim, convém que profissionais avaliem como estão diante das oportunidades do mercado e procurem se adaptar a essas mudanças naturais.

 

 

Cedeha – Desde 2003 aproximando empresas e profissionais!



<< Voltar
® Copyright 2017 - CEDEHA - Todos os Direitos Reservados